sábado, 7 de janeiro de 2017

Cantigas Populares


Não canto por bem cantar
Nem por bem cantar o digo
É só para aliviar
Penas que eu trago comigo

Se o cantar aliviasse,
Penas ao meu coração,
 tanto que eu tenho cantado;
as penas ainda mais são.

Cantas bem não cantas mal,
Eu também canto assim;
O mestre que te ensinou,
 também me ensinou a mim.

Canto bem e canto mal
Canto de toda a maneira;
Tenho ouvido dizer,
Que o cantar não vai à feira.

Eu sempre gostei de ouvir
Quem no mundo canta bem;
Não tenho com que lhe pague
Pago-lhe a cantar também.

As cantigas que tu cantas
Mete-as num assobio;
Não és capaz de cantar
Comigo ao desafio.

Cantar bem cantava eu
Lá na minha mocidade;
 agora quero não posso
tudo requer a idade.

Tudo requer a idade
Tudo requer o que é seu;
O peixe requer a água
Fora da água morreu.

11 comentários:

  1. Muito obrigado pelas cantigas antigas da nossa tradição... Aprecio muito porque me lembra a mina infância no distrito de Braga. Continue por favor...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por apreciar as minhas cantigas.Eu gosto de cantar as cantigas antigas.Na minha infância não havia televisões nem telemóveis. Distaíamos com as nossas canções,que muito aprecio.mais uma vez muito obrigada e peço que continue a ver as minhas cantigas,que irá gostar.Os meus sinceros cumprimentos. Maria Soares.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada querida Maria Soares. Deus conserve a sua voz sempre linda. Me faz recordar da minha infância alegre, no Minho, em Rio Caldo.

    ResponderEliminar
  4. Sou brasileira, tenho 68 anos, e algumas de suas cantigas me levaram à infância e à lembrança de minha querida avó Angelina, portuguêsa de Vizeu, que a tudo fazia cantando.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. ´Muito obrigada. agradeço-lhe muito por apreciar as minhas cantigas.É verdade, eu quando era nova, tal como a sua avó, andávamos a trabalhar e a cantar,não havia estas coisas modernas como hoje.Era pobre mas alegre.Hoje é só telemóveis e outras coisas.Eu cantava muito. A sua avó é de Viseu, eu também sou de Viseu,linda cidade. Muitos beijinhos.Somos vizinhas.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada! Parabéns pelo blog, uma preciosidade

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada. Peço desculpa por só agora lhe agradecer.As minhas cantigas não são modernas mas foi o que aprendi quando era nova.Mais uma vez muito obrigada por apreciar as minhas canções.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Que preciosidade encontrar este blog! Meu avô é de portugal e está sempre vendo vídeos das festas portuguesas e do pessoal dançando o vira! A música faz a gente revisitar nossas memórias e nos dá forças para continuar vivendo! Obrigada por compartilhar conosco uma voz tão linda como a sua! Espero que essa mensagem a encontre bem! Beijinhos e continue cantando

    ResponderEliminar
  11. Seria muito legal que mais pessoas tivessem acesso a essas cantigas e relembrassem de seus momentos e suas raízes!

    ResponderEliminar