quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O Emigrante

Longe na terra distante
Longe do seu Portugal
Vai lembrando o emigrante
A sua Terra Natal.
Na sua grande ansiedade,
É triste viver assim,
Mas quando vem a saudade
Chora saudades sem fim.

Refrão:
Longe dos seus,
Vai vivendo a recordar
Tem fé em Deus,
Que um dia há-de voltar.
Há no seu crer,
Um só desejo afinal,
O de morrer em Portugal.

Ai quantas saudades tem
Da sua pequena aldeia
O rosto de sua mãe,
Traz noite e dia na ideia.
Baixinho sua alma reza
Para esquecer desventuras
Vai desfiando tristezas
Num rosário de amarguras.


Refrão


1 comentário:

  1. Eu derramei algumas lágrimas ao escutar esta cantiga.
    Eu nasci no Brasil, mas toda minha família é de origem minhota, tanto do Minho português quanto do Minho galego. Vivi um tempo em Portugal, e desde que retornri ao Brasil, tenho de enfrentar diariamente a saudade que arde em meu peito, a saudade da terra que amo, Portugal.
    Que Deus permita que eu morra e seja enterrado nas terras do Norte português, pois é desta que vem o meu sangue.

    Saudações de um gaiteiro.

    ResponderEliminar