domingo, 20 de outubro de 2013

Quando Vou à Horta

Quando vou à horta
Quando vou e venho
Passo pela porta
Dum amor que eu tenho.

Refrão:
Agora já tenho já me não importa
Eu só me penteio quando vou à horta.

Quando vou à horta
Vou sempre a correr
Só  paro à porta
Pro meu amor me ver.

Refrão

Quando vou à horta
Buscar hortaliça
Vejo o meu amor
Cheio de preguiça.

Refrão

Quando vou à horta
Passo pela rua
E digo baixinho
Meu amor sou tua.

Refrão:
Agora já tenho já me não importa
Eu só me penteio quando vou à horta.


4 comentários:

  1. Ja ouvi em Moimenta da Beira uma versão desta musica na radio riba tavora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por apreciar as minhas cantigas.São antigas que aprendi quando era nova. Agora vou-as divulgando para a nova geração, aprender as canções antigas.Um grande abraço e muitas felicidades, Maria Soares

      Eliminar
  2. Olá. A minha avó materna cantava esta música, na altura que surgiu o famoso tema "Apita o comboio", que é muito parecido.

    Pode haver partes alteradas, ao passar de boca em boca, e que se afastem do original, mas aquilo que me lembro de ela cantar era:
    Quando'eu vou à horta
    Quando'eu vou e venho
    Vou bater à porta
    De'um amor que'eu tenho

    D'um amor que'eu tenho
    D'um amor que'eu tinha
    Vou bater à porta
    Da minha vizinha

    Na parte acima, acho estranho o facto de dar a entender que quem a canta é um homem, mas penso que é o que a minha avó cantava. O resto da letra realmente dá entender que quem a canta é uma mulher.

    Havia ainda outra quadra, na mesma música, que dizia:
    Lá na minha'aldeia
    Sou a mais gabada
    Avental de chita
    E saia bordada

    Isto é tudo o que me lembro. Parabéns pelo seu trabalho e pelas quadras que conseguiu juntar. Só conhecia realmente aquilo que escrevi. Ainda posso vir a perguntar à minha mãe se ela se lembra disto.

    P. Ricardo Miguel (37 anos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço muito por apreciar as minhas canções. Eu aprendi estas canções quando era nova.É natural que haja diferença nas quadras, eu canto como as aprendi pela boca de outras pessoas.É natural que haja mais quadras, mas eu já não me lembro.Já se passaram muitos anos.Muito obrigada. Continue a ver o meu blog que eu agradeço muito.

      Eliminar